A higiene é essencial na nossa vida é indispensável para a manutenção da saúde. Pensando nisso, sabemos como lavar as mãos é fundamental em muitas situações como, por exemplo, ao chegar da rua, antes de preparar alimentos ou ao usar o banheiro.
Dessa maneira, ter sabonete líquido ou detergente em locais como cozinha e banheiro é indispensável, e os dosadores se mostram como ótima opção para auxiliar nessa questão.
Os dosadores servem para armazenar sabão ou sabonete líquido. Quando acionados, eles liberam a quantidade de líquido ideal, tornando as atividades de lavar as mãos e as louças muito mais práticas.
As principais vantagens de se utilizar dosadores são:
Higiene: uma vantagem de se utilizar sabonete líquido, por exemplo, é que ele é mais higiênico do que sabonetes em barra, uma vez que não existe a manipulação do sabonete por várias pessoas - e o sabonete em barra pode acumular sujeira das pessoas que o utilizam e o sabonete líquido evita isso.
Limpeza: o sabonete em barra geralmente deixa restos sobre a saboneteira e acumula umidade, mostrando-se pouco higiênico em alguns momentos.
Praticidade: é muito prático colocar o sabão/sabonete no dosador, bastando abrir e despejar o líquido dentro dele. Outro ponto é que eles evitam o fato de, no final, os sabonetes e sabões em barra ficarem mais difíceis de serem manipulados.
Estética: talvez esse seja um dos maiores diferenciais a serem citados na escolha de dosadores. Ele permite que seu sabão ou sabonete seja armazenado em uma embalagem mais atraente que a embalagem original e são muito mais discretos, principalmente os dosadores embutidos. Além disso, eles são elegantes e modernos, compondo muito bem a cozinha ou banheiro.
O funcionamento dos dosadores é muito simples. Para começar a utilizá-lo depois de instalado, você só precisa abrir o recipiente e colocar o sabão ou sabonete no seu interior.
O funcionamento depende do seu tipo. Se ele for automático, funcionará através de um sensor que detecta a presença das mãos. Se ele for manual, basta que você pressione ele com a mão e ele dispensará uma quantidade de sabão ou sabonete.
Existem alguns modelos de dosadores disponíveis no mercado e aqui apresentaremos os tipos para que você decida qual a melhor opção:
Os dosadores de bancada são os mais simples, sendo comuns nas residências e devem ser pressionados para seu funcionamento. Como o próprio nome já diz, eles são apoiados ou instalados sobre bancadas - podendo também ser colocados em pias, mesas ou balcões - e podem ser apoiados ou embutidos.
Assim como os dosadores de bancada os de parede também funcionam com pressão de um botão, a diferença é que estes são fixados nas paredes. Estes são muito comuns em ambientes públicos.
Os dosadores automáticos possuem um sensor que detectam a presença de mão ou algum objeto e dispensam uma quantidade de sabão. Estes são muito comuns em ambientes públicos e são considerados os mais higiênicos, uma vez que não necessitam de contato direto com qualquer parte do corpo.
Os dosadores trazem consigo várias vantagens, no entanto, é preciso saber como escolher seu produto. Na escolha alguns pontos podem ser levados em consideração, como, por exemplo:
Conforme dito anteriormente, temos basicamente dois tipos de mecanismo de acionamento: por pressão ou automático. Os de pressão são os mais comuns e os automáticos são os considerados mais higiênicos.
Os automáticos são mais utilizados em locais públicos.
Dentro disso, você também deve observar qual será o local de instalação do dosador. Os modelos de parede necessitam de furos na parede e você deve ter em mente que, quando retirá-los, eles permanecerão ali. Da mesma maneira, os modelos de bancada de embutir, necessitam do corte da bancada e essa necessidade deve ser considerada.
Ao escolher um dosador para seu ambiente, leve em consideração as medidas e sua capacidade. As medidas porque eles devem se encaixar perfeitamente no ambiente. Já a capacidade deve ser levada em consideração porque ela ditará a frequência com a qual o acessório deverá ser reabastecido. Quanto menor, mais vezes você precisará repor o sabão ou o sabonete.
A maior parte dos dosadores disponíveis no mercado são fabricados em plástico, acrílico, aço ou cromo. Nas cozinhas, os dosadores embutidos geralmente possuem o recipiente de plástico e o acabamento em material metálico.
O importante é escolher um material durável e resistente.
A escolha do dosador deve mesclar ergonomia, funcionalidade e beleza. Ou seja, o dosador deve oferecer a praticidade necessária e estar de acordo com o design do resto do ambiente, servindo como um toque adicional.
Escolha o formato que mais se ajusta à sua necessidade e com visual que atenda o estilo do seu banheiro ou cozinha. A dica é combinar o acabamento do dosador com a cor e o formato da torneira próxima, trazendo uma unidade ao ambiente.
Ao escolher seu dosador você não pode deixar de observar bem a montagem do acessório, verificando se ele acompanha todas as peças necessárias para sua montagem ou se é necessária a compra de itens extras.
A instalação é simples, no entanto, recomenda-se que seja feita por profissional qualificado quando necessitar de instalação na parede ou na bancada, pois esse tipo de instalação exige o manuseio de ferramentas mais profissionais. Quando for um dosador apenas apoiado, não há necessidade de qualquer procedimento de fixação.
Na hora de limpar, tome cuidado para não utilizar produtos abrasivos, por exemplo, o lado verde da esponja e a lã de aço, pois eles podem corroer os materiais e diminuir a durabilidade do produto.
Para limpar mais superficialmente, utilize água para retirar as sujeiras. Já para limpezas mais profundas, recomenda-se a utilização de produtos que sejam específicos para cada tipo de material. E sempre utilizando materiais macios como Perfex, o lado amarelo da esponja e panos macios.