O banheiro tornou-se um dos ambientes mais importantes em termos de decoração em uma obra/reforma, juntamente com o lavabo. Os itens que o compõem são peças essenciais na decoração, e por isso o desafio de fazer a escolha certa, só aumentou com o tempo, já que temos centenas de opções.
As cubas para banheiro deixaram de ser somente um item indispensável, e se tornaram peças decorativas que harmonizam com os outros acessórios e decoração. Os diversos tipos, cores, texturas e modelos disponíveis, tornaram as escolhas mais difíceis, mas ao mesmo tempo, possibilitou composições únicas e abrangeu diversos gostos.
Com certeza, existe um modelo que encaixa com o seu projeto!
A decoração do seu banheiro e lavabo pode partir da escolha da cuba. Como existem diversos tipos: cuba de embutir, cuba de sobrepor, cubas esculpidas, cubas de parede, etc. a definição da cuba é fator determinante para guiar a escolha dos outros acessórios.
Para te ajudar na escolha da cuba para banheiro ideal, selecionamos os principais pontos para se atentar na hora de comprar a sua.
Mas antes de começar, o que é cuba para banheiro mesmo? Cuba para banheiro é o lugar onde usamos para higienizar as mãos, lavar o rosto, escovar os dentes, fazer a barba, dentre outras utilidades. Ela pode ser de louça, o material mais comum, de porcelanato, mármore, granito esculpido, vidro, metal, e outros materiais.
Existem diversos tipos de cubas para banheiro, dentre eles, os principais são:
Como o próprio nome já diz, são aquelas que ficam sobre a bancada e possuem uma aparência moderna e imponente. Esse tipo de cuba requer que a pedra seja instalada em uma posição mais baixa. O padrão é que entre o topo da cuba e o piso tenha 90cm, então se a cuba tem 10cm, a pedra teria que ficar instalada a 80cm do piso.
Um ponto muito relevante é verificar se há mesa na cuba, que é aquele espaço na parte de cima da cuba em que é possível instalar a torneira. Quando existe essa área, a torneira deve ser instalada na própria cuba.
Caso a cuba não possua esse espaço para instalar a torneira, você pode optar por uma torneira de bica alta, que são aquelas torneiras mais altas e que ficam instaladas na bancada, ou uma torneira de parede.
DICA: Ficam ótimas em banheiros de visitas e lavabos, pois não é necessário ter armários ou estruturas que escondam a parte de baixo da cuba, como geralmente é feito em cubas de semi-encaixe ou embutidas, por exemplo.
São encaixadas na bancada, e ficam com a borda sobressalente. A torneira ou misturador são comumente instalados na bancada, e não na pia. Existem vários modelos no mercado, como quadradas, ovais e retangulares, o que lhe dão um certo charme.
Dica: É ótima para quem quer o efeito diferente que a cuba de louça proporciona, mas não deseja abrir mão de espaço de armário por conta da estética.
São fixadas somente na parede, sem precisar de bancada ou armários na parte inferior. Ideal quando o banheiro tem pouco espaço na parte reservada para a pia.
São apoiadas apenas pela sua parte traseira, enquanto a frontal fica saltando para fora da bancada. Dão um ar mais sofisticado ao ambiente e são indicadas para quem tem pouca profundidade na bancada. Existem vários modelos, muito deles já vem com a marcação para fazer o furo na própria cuba, onde pode ser instalado a torneira ou misturador.
Dica: Ela é ótima para banheiros pequenos com pouco espaço para o móvel da pia, pois vai encaixar uma parte no móvel e vai ficar uma parte para fora.
Elas são coladas por baixo da pedra e o acabamento se dá pelo corte da marmoraria. Possui maior facilidade de retirar a água da bancada, facilitando a limpeza no banheiro. O metal neste caso é sempre fixado na bancada ou na parede.
Dica: interessante para banheiro pequeno
Pode ser feita de mármore, granito, nanoglass, silestone, porcelanato ou até mesmo madeira.
A vantagem é a mesma que a cuba de embutir em louça: a facilidade para a retirada de água das bordas da bancada, não havendo nenhuma barreira física.
Na hora de escolher a torneira, você tem maior liberdade, como a cuba esculpida pode ser feita da maneira que você quiser, isso permite que você tenha várias possibilidades
Dica: É importante que o profissional especifique o detalhamento da cuba para definir como será o seu projeto de detalhamento, se a válvula será oculta ou aparente e se o escoamento será inclinado ou reto.
Esses modelos são mais moderninhos e virou tendência nos últimos anos. É muito usado em lavabos e ambientes comerciais.
Como o próprio nome diz, a cuba fica instalada no piso. Por isso é importante já deixar toda instalação hidráulica pronta para recebê-la, já que o escoamento é feito pelo piso.
A variedade de cores aumentou muito nos últimos anos. É possível encontrar a cor que você imaginar, além da possibilidade de fabricação personalizada. Mas entre as cores mais comuns, estão:
Branco
Bege
Preto
Marron
Cinza
Dourado
Quando o assunto é material, os mais vistos e utilizados, são:
Louças
Metais
Plástico
Vidro
Porcelanato (esculpida)
Mármore/Granito
Madeira
Cobre
Não podíamos falar de cores e materiais, sem falar das texturas. É possível encontrar entre os modelos disponíveis, as texturas:
Polido
Fosco
Rústico
Bruta
Retangular
Oval
Redonda
Quadrada
Nas esculpidas, o formato vai da imaginação
Quando o assunto é harmonização, pense no formato de sua cuba e como ela está em sintonia com os demais itens do seu banheiro/lavabo.
As cubas redondas são mais delicadas e leves, principalmente as que possuem a base mais estreita à borda, dando uma sensação de pousar sobre a bancada. Já as quadradas, são mais imponentes, tendem a ocupar mais espaço e são menos fluídas do que as curvas.
Sendo assim, veja qual formato e tipo de cuba mais combina com você e o seu ambiente para fazer a escolha perfeita!
Para a altura da cuba, adotou-se a medida de 90 cm em relação ao piso.
Uma cuba muito alta ou muito baixa pode acabar causando problemas de saúde, principalmente na coluna, ou dores frequentes.
Caso você opte por usar cubas de apoio, também é preciso que o topo da cuba fique a 90 centímetros do chão, logo sua bancada será mais baixa.
Para a altura da torneira, vai depender do tipo de cuba que você escolheu.Os modelos de torneiras de bica alta são indicados para cubas de apoio, já os de bica baixa, são ótimos para cubas de sobrepor e embutir.
Para um maior conforto na hora de lavar as mãos, a distância ideal entre a saída de água e o topo da cuba deve ser de 10 a 15 cm. Dessa forma, a água não espirra para fora e você pode colocar a mão inteira embaixo da torneira para enxaguá-la.
Na hora da escolha da cuba para banheiro, mantenha a proporção com o ambiente para ter uma melhor circulação e não sobrecarregar seu banheiro. Então não utilize uma cuba grande, que ocupa muito espaço, se o banheiro for pequeno.
Fique atento com altura da bancada, tipo de encanamento, altura da torneira, se a torneira possui misturador ou não, se a mesma é de parede ou de mesa. É importante se atentar a esses pontos para não ter que fazer alterações depois de já ter comprado a cuba.
Ouse sem medo! Se seu banheiro for mais moderno, se jogue nas cores, nos novos materiais disponíveis no mercado, caso tenha um estilo mais tradicional, existem muitos modelos inovadores na cor branca. Aqui vale tudo!