Utensílios

UTENSÍLIOS

Ao montar nossa cozinha, além de deixá-la bonita, temos que deixá-la prática e funcional.


Imagine que você queira preparar uma receita e perceba que não possui os utensílios certos. Frustrante né? Por isso, no planejamento da sua cozinha você deve adquirir os utensílios certos para tornar sua cozinha mais completa e suas atividades mais ágeis.


A lista de utensílios utilizados na cozinha pode variar de acordo com seu gosto e suas necessidades, mas o mais importante é que todos sejam duráveis e resistentes para evitar frustrações.


UTENSÍLIOS: O QUE SÃO?


Os utensílios domésticos são aqueles objetos utilizados para auxiliar nas atividades domésticas.


PANELAS


As panelas são um dos itens indispensáveis em qualquer cozinha. É nela que você consegue aquecer e preparar alimentos e, para fazer isso da melhor maneira possível, é importante saber que o formato, tamanho e material de cada uma influencia no preparo e sabor da comida.


PANELAS: TIPOS


As panelas de cabo são indispensáveis em qualquer cozinha. São super versáteis e funcionam principalmente no preparo de molhos.



A caçarola parece bastante a panela de cabo, no entanto, ao invés do cabo, ela possui duas alças laterais. Além disso, ela é mais alta e funda, sendo uma ótima opção para o cozimento mais lento de alimentos, como o necessário para ensopados e cozidos.



A frigideira é ideal para grelhar e selar alimentos.



A panela de pressão acelera o processo de cozimento, devido ao sistema que aumenta a pressão e a temperatura no seu interior. Ela é muito utilizada justamente quando se quer preparar alimentos mais rapidamente, principalmente com alimentos mais duros, como feijão, por exemplo.



O caldeirão é mais fundo que a caçarola, sendo utilizado para processos que necessitam de uma quantidade maior de água, como grandes quantidades de ensopados e cozidos. O cozimento de massas também é bom em caldeirões.



Mais altos e estreitos, são indispensáveis para a fervura de água.



Para o preparo de pipoca.


PANELAS: MATERIAIS


As panelas de alumínio são as mais utilizadas e difundidas, principalmente por serem mais baratas.


Como vantagens temos que elas são ótimas condutoras de calor, além de serem leves e resistentes.


No entanto, como desvantagens, temos a constatação que esse tipo de panela libera uma grande quantidade de metais. Além disso, esse material não é tão durável quanto os outros.



A principal vantagem das panelas de inox são sua resistência à corrosão, desgaste e ferrugem. Além disso, as panelas de inox distribuem o calor de maneira igualitária na superfície e são fáceis de limpar.


Não são indicadas para fritar alimentos.



São panelas indicadas para cozimentos lentos em fogo baixo e são famosas por liberarem ferro na comida, sendo procuradas por pessoas anêmicas.


A desvantagem é que são panelas mais pesadas, o que dificulta o manuseio no fogão. Além disso, podem enferrujar.



As panelas antiaderentes são aquelas que recebem um revestimento em teflon que evita que os alimentos grudem na panela. 


Essas panelas são leves e práticas, além de serem mais fácil de limpar já que os alimentos não grudam.


No entanto, devemos ter muito cuidado no manuseio dessas panelas, pois, se elas forem riscadas, perdem o revestimento e deixam de ser antiaderentes e liberam material prejudicial à saúde. Dessa maneira, recomenda-se a utilização de colheres de plástico ou silicone e que elas não sejam lavadas com materiais abrasivos.



As panelas de cerâmicas são famosas por vários motivos, sendo que o principal deles é sua beleza. As panelas de cerâmica também aquecem rápido e retém bem o calor, economizando gás e energia. Além disso, são super fáceis de limpar. A desvantagem é o preço, que é mais elevado.



As panelas de vidro são ótimas para a saúde por serem atóxicas, não liberando nenhum tipo de resíduo durante sua utilização. Elas também aquecem rapidamente e são fáceis de limpar.


No entanto, são mais pesadas, dificultando seu manuseio. E também são frágeis e devem ser tomados cuidados para evitar choque térmico e sua quebra.



As panelas de cobre também são muito bonitas e são excelentes condutoras de calor. Essas panelas são extremamente duráveis.


No entanto, elas são difíceis de encontrar, o que as encarece. Além disso, são pesadas, dificultando o manuseio na cozinha. E mais, ela não pode ser utilizada no preparo de alguns alimentos, principalmente os ácidos e com grande quantidade de sal, pois podem liberar cobre, que provoca intoxicação.


PANELAS: DICAS E CUIDADOS

Para manter suas panelas lindas e brilhosas por muito mais tempo e também evitar acidentes, alguns cuidados devem ser tomados, por exemplo:



PEGADOR DE CARNE


O pegador de carne é super importante para que você não fure a carne, pois, se isso acontecer, ela perde seus líquidos internos e não fica suculenta.


Ao escolher seu pegador, opte por um mais longo, pois assim você consegue alcançar a carne em locais mais distantes sem correr o risco de se queimar. Além disso, recomenda-se que o cabo seja de plástico ou madeira, para evitar queimaduras.


JOGO PARA QUEIJO


Para aproveitar momentos com os amigos e família, vinho e queijos caem muito bem. Assim, para aproveitar sua experiência da melhor maneira possível, é necessário servir os dois adequadamente, e cada queijo deve ser cortado de uma maneira, pois possuem texturas diferentes.


Para isso, os jogos de queijo vêm para auxiliar nessa função. São diferentes peças com lâminas e formatos diferenciados para diversos tipos de queijo.


TÁBUAS


As tábuas de corte são utensílios essenciais na cozinha. Seja para cortar ou servir queijos, carnes ou pão, existem vários modelos e materiais disponíveis no mercado, e é preciso se atentar às vantagens e desvantagens de cada uma delas.


TÁBUAS: TIPOS E MATERIAIS


A madeira é o material mais antigo empregado na fabricação de tábuas, no entanto, é o menos recomendado também.


Ao utilizar a tábua de madeira, a lâmina da faca produz ranhuras que permitem o acúmulo de resto de alimentos e a proliferação de bactérias. A madeira possui difícil higienização, permanecendo com esses restos de alimentos mesmo depois da lavagem.


A vantagem é que as tábuas de madeira são biodegradáveis, sendo benéficas ao meio ambiente.


Mas você também pode utilizar tábuas de madeira para servir alimentos, sem cortá-los ali.



O bambu é muito mais higiênico e recomendado, pois possui bactericida natural e não arranha com a lâmina da faca em sua superfície.



As tábuas de plástico são as mais baratas, geralmente, e são muito utilizadas na cozinha. No entanto, o plástico possui o mesmo problema da madeira, ficando com ranhuras pelo uso da faca que favorecem a proliferação de bactérias.


Sempre que possível, deve ser feita uma limpeza mais profunda, colocando a tábua dentro de uma assadeira e cobrindo-a com água sanitária ou cloro. No entanto, as tábuas devem ser substituídas a cada ano ainda assim)


Outra dica importante é a separação das tábuas por cores e alimentos a serem cortados (por exemplo, tábua vermelha para carne, azul para frutos do mar, verde para frutas e legumes) para evitar a contaminação cruzada entre alimentos.



O benefício da tábua de vidro é que sua limpeza é muito mais fácil, além de ela não ficar com ranhuras com a faca e não guardar cheiro.


No entanto, ela é mais recomendada também para servir coisas, pois utilizá-la faz com que a faca perca o fio rapidamente. Além disso elas são escorregadias e aumentam os riscos de acidente. Seu material também não é reciclável.


TÁBUAS PARA CHURRASCO: SUGESTÃO

Nossa sugestão é adquirir uma com juncos laterais, para que não se perca o suco da carne durante o corte.


PINCEL PARA COZINHA


O pincel facilita na hora de passar molhos uniformemente sobre a carne e, caso nenhum molho seja utilizado, ele serve para regar novamente a carne com sua própria gordura derretida.


BATEDOR MANUAL


Com o batedor manual você consegue bater ou misturar diferentes ingredientes, como molhos e cremes, até que eles atinjam o ponto certo.


Existem diferentes tipos de batedores manuais para cada receita, bem como diferentes materiais.


BATEDOR MANUAL: TIPOS


Os batedores clássicos são utilizados principalmente para bater massas e ovos.


O batedor clássico é o mais utilizado e possui fios arredondados em formato de balão, o que permite que o ar seja incorporado aos ingredientes, garantindo volume à mistura.



Esse tipo de batedor se parece com o clássico, no entanto possui fios mais alongados. Devido a esse design, o batedor alcança todos os cantos do recipiente, garantindo que os ingredientes sejam bem homogeneizados e não grudem ou queimem.


Esse tipo de batedor não aumenta o volume da mistura, sendo indicado apenas para ingredientes que não precisem encorpar. 



Esse tipo de batedor é em formato de mola, sendo formado por um único fio em espiral. Esse tipo de batedor é usado em movimentos de cima para baixo e também não aumentam o volume da mistura.


BATEDOR MANUAL: MATERIAIS


Esse material é muito recomendado, pois é durável e resistente a altas temperaturas, além de não enferrujar com facilidade.


Um cuidado que devemos ter com esse tipo de batedor é que ele pode arranhar panelas, então deve ser utilizado em materiais mais resistentes e não devem ser utilizados de maneira nenhuma em panelas antiaderentes.



Os batedores de silicone são leves e flexíveis, sendo fáceis de manusear. Eles também não riscam os recipientes.


No entanto, os batedores de silicone podem ser mais frágeis e quebrar durante o uso. Uma solução é utilizar um batedor de aço revestido de silicone para aproveitar os benefícios dos dois materiais.


MOEDOR


O moedor é um utensílio interessante de se ter, uma vez que agrega sabor às especiarias moídas. Especialistas em cozinha afirmam que faz toda a diferença moer as especiarias no momento do preparo, pois os óleos ficam mais frescos e ativos.


Ao escolher seu moedor, dê atenção ao material que ele é fabricado, pois alguns enferrujam rápido e prejudicam o desempenho do utensílio.


MOEDOR: TIPOS


É o tipo mais conhecido. Seu uso é simples e você utiliza as duas mãos, uma segura a parte de cima e outra a parte de baixa, girando e moendo a especiaria.


Esse tipo de moedor é mais indicado para utilização na mesa, e não durante o preparo do alimento, pois para manuseá-lo facilmente é necessário que as mãos estejam secas (se estiverem molhadas ou escorregadias a tarefa fica mais difícil).



Esse modelo exige menos esforço, no entanto, ele também exige mais espaço na sua cozinha.



Esse tipo de moedor não é muito recomendado para os casos em que grande quantidade de especiaria será moída, pois exige mais esforço no manuseio.


A vantagem é que ele pode ser utilizado apenas com uma mão.



Nem precisamos dizer que esse é o que demanda menos esforço. Aperta-se um botão e todo o trabalho é feito pela máquina.


No entanto, esses moedores podem ser mais frágeis e os melhores tendem a ser mais caros.


FACAS


Outro utensílio indispensável em qualquer cozinha é a faca. Existem vários tipos de facas e algumas delas servem para vários tipos de corte, economizando tempo de dinheiro, e outras são ideais para atividades específicas.


FACAS: TIPOS

Existem muitos tipos de facas, e aqui falaremos sobre os tipos mais utilizados.



A faca do chef possui entre 15 e 30 centímetros e ponta ligeiramente curvada. É a faca que não pode deixar de estar na sua cozinha, pois possui diversas funções, sendo capaz de cortar carnes, legumes e frutas.



Os cutelos podem ser de diferentes tipos: podendo ser leves (utilizados para cortar alimentos mais delicados, como verduras e queijos), médios (utilizado para ficar legumes e carnes) e pesados (utilizados para tarefas mais pesadas, como cortar ossos de animais).



Como o próprio nome já diz, é uma faca para o corte de pães. Elas possuem o formato mais retangular e com serras. Essas facas devem ser capazes de cortar os pães com delicadeza, sem destruir a casca e o miolo.



Devido a seu formato curvado, ela permite maior precisão no corte. É uma faca ideal para separar a carne dos ossos.


FACAS: ACESSÓRIOS

Alguns utensílios são complementares à sua faca e podem ser recomendados, como, por exemplo:



AFIADOR DE FACAS


E quando você vai fazer o churrasco e a faca não corta a carne e os outros alimentos? É uma situação bem chata e para evitá-la é importante manter sempre as facas bem amoladas, assim, o melhor é sempre ter um afiador de faca por perto. Assim, sempre que você sentir uma resistência na hora de cortar a carne, ele deve ser utilizado para reaver o “fio do corte”.


AFIADOR DE FACAS: TIPOS


O mais comum é aquele bastão de metal utilizado pelos churrasqueiros, que também é conhecido como chaira. Nele é necessário passar a lâmina da faca algumas vezes para garantir o retorno do corte.



Outra opção é o amolador elétrico. Para utilizá-lo basta ligar o aparelho na tomada e encaixar a faca. Sem estresse.


UTENSÍLIOS PARA SERVIR E PREPARAR ALIMENTOS


Existem alguns utensílios indispensáveis no preparo e no momento de servir seus alimentos. Destacamos alguns deles:



As conchas são utilizadas para alimentos que possuem mais caldo, como sopas, feijão, molhos e carnes com caldo.



Ela é uma versão menor da concha, sendo utilizada para servir molhos.



Existem diferentes tipos de espátulas.


As espátulas de bolos são aquelas com uma ponta mais fina e servem para cortar e servir bolos e sobremesas.


Outro tipo de espátula são as de silicone usadas para mexer e misturar superfícies de bolos e tortas, sendo mais retangulares. As espátulas de silicone são super recomendadas por suportarem altas temperaturas, além de não riscarem materiais antiaderentes. As espátulas de silicone também não absorvem sabores e aromas e são fáceis de lavar.


As espátulas de manteiga são pequenas e utilizadas para esse fim. São utilizadas também para espalhar pastas e patês em outros alimentos.


Existem ainda as espátulas de uso geral, que são utilizadas para servir carnes e assados.



Essa colher é utilizada para pegar alimentos cozidos e vegetais sem caldo.



É uma espécie de “colher” com dentes ao redor. O pegador de massas serve para pegar massas sem quebrá-las.



As escumadeiras são aquelas colheres mais planas e com furos em seu meio. Esse tipo de utensílio é ideal para frituras, pois permite que o óleo escorra por seus furos. No entanto, ela também pode ser utilizada para pegar alimentos mais secos, como arroz e lasanhas.


OUTROS UTENSÍLIOS


Para garantir uma cozinha completa, outros utensílios devem ou podem ser adquiridos. Abaixo listamos alguns desses utensílios:



Voltar para o Início