Complementos

Que complemento você busca?

Você também pode precisar

Inspire-se com nosso catálogo

Nossos vídeos sobre complementos

Nossos blogs sobre complementos

COMPLEMENTOS

Quando estamos montando o projeto hidráulico do banheiro, já pensamos nas cubas, bacias sanitárias, chuveiros e lavatórios, mas e os complementos necessários para fazer a instalação dessas peças, como, por exemplo, parafusos, anel de vedação e outros itens que são essenciais para a instalação final?


A parte hidráulica do banheiro é uma das mais delicadas da casa e requer uma atenção especial e, para evitar dores de cabeça e ter em mente e no papel todos os itens necessários para a hidráulica do banheiro é o primeiro passo para o sucesso do projeto. Por serem itens complementares, é essencial que estejam na lista e que sejam de boa qualidade, e recomendamos sempre o acompanhamento de um profissional da área.


Ao contar com esses itens para instalações de banheiro, você mantém todo o sistema hidráulico sempre funcionando. Essa é a importância de suas escolhas aqui!


BASE PARA REGISTRO


Primeiramente, é preciso explicar o que são registros.


O registro é aquele elemento responsável por controlar o fluxo de água, e podem ser de três tipos:

  • Registro de pressão;

  • Registro de gaveta; e

  • Registro de esfera.


O registro de pressão controla o fluxo de água apenas no ponto que está instalado. O exemplo mais comum é aquele registro que você usa para ligar e desligar o chuveiro.


Os registros de gaveta e de esfera são conhecidos também por registros gerais. Estes são os que ficam na parede e são fechados quando existe algum vazamento ou quando se precisa realizar alguma manutenção. A função desses registros é controlar ou bloquear o fluxo de água que vai da caixa d’água para a casa ou para um cômodo inteiro.


É importante destacar que o registro é a união entre a base e o acabamento. Sendo que o acabamento é a peça que você usa para abrir e fechar, ficando visível e possuindo diferentes designs. Já a base é o suporte de todo o mecanismo e fica escondida embaixo do acabamento.


BASES PARA REGISTROS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER?


Tipos de registro


Conforme sabemos, existem basicamente dois tipos de registro: o registro de pressão e o registro geral (de gaveta ou de esfera).


Tendo em vista a existências desses dois tipos, é importante mencionar que o registro geral sempre terá uma rotação de três voltas e meia, já o registro de pressão pode ter rotação de três voltas e meia, meia volta ou até um quarto de volta.


No caso do registro de pressão, o que mais influencia é seu estilo de rotação - destacamos, por exemplo, os chuveiros monocomando.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o mecanismo do acabamento que está prestes a escolher, entre em contato conosco.


Vazão e tamanho da peça


As bases de registro possuem diferentes bitolas e elas são geralmente denominadas de grandes ou pequenas. As bitolas grandes possuem as seguintes medidas em polegadas: 1 ½ e 1 ¼. Já as pequenas podem ter os seguintes tamanhos: 1, ½ e ¾.


Ao comprar sua base de registro, você deve ter em mente que seu tamanho depende diretamente da vazão necessária no ponto. Por exemplo, um registro de ¾ é maior que um de ½ , gerando uma maior vazão - sendo que a vazão é o volume de água que passa em um ponto em um determinado período de tempo, ou seja, quanto maior a vazão, mais água está passando em um ponto.


Quantidade de estrias


A base de registro é a responsável pelo controle da abertura e fechamento do fluxo de água, e você precisa saber que existem bases com 3 diferentes tipos de encaixe, e essa diferença está na quantidade de estrias: 16 (padrão Deca), 19 (padrão Fabrimar) e 20 estrias (padrão Docol ou padrão universal).


Mas o que são essas estrias? São as ranhuras que ficam na haste da base e servem para encaixar os acabamentos.


ESTRIA PROLONGADORA PARA REGISTRO


As estrias, conforme dito anteriormente, são as ranhuras localizadas na base e tem a função de encaixar os acabamentos.


As estrias prolongadoras são utilizadas nas instalações nas quais as bases estão embutidas na parede. Além disso, elas permitem que você faça a adaptação do acabamento de um fabricante sobre a base de outro.


KIT PROLONGADOR PARA REGISTRO


Da mesma maneira, o kit prolongador para registro é utilizado na manutenção de instalações em que as bases dos registros estão embutidos na parede. Além disso, possuem a mesma funcionalidade de permitir a instalação do acabamento de um fabricante sobre a base de outro.


REGISTRO REGULADOR DE VAZÃO


O Registro Regulador de Vazão, também conhecido como RRV, permite a regulagem da vazão (volume de água que passa em um ponto em determinado período de tempo) em torneiras, misturadores e bacias sanitárias com caixa acoplada, gerando economia de água.


O RRV é indicado para todos os ambientes, e é uma boa solução para a instalação em prédios altos, uma vez que permite a regulagem gradual de acordo com o pavimento, evitando desperdícios e sobrecarga das redes.


REGISTRO REGULADOR DE VAZÃO: BENEFÍCIOS


No mínimo, destacamos três benefícios proporcionados pelo RRV:

  • Economia: quando você reduz o fluxo de água, consequentemente se reduz o consumo de água, e o Registro Regulador de Vazão proporciona uma economia de mais de 50%.

  • Manutenção facilitada: ele permite a interrupção de 100% da água, assim, se necessário fazer a manutenção do ponto, o fluxo de água pode ser bloqueado diretamente no RRV, dispensando o fechamento do registro geral do cômodo ou residência. Ou seja, quando necessário fazer a manutenção, basta fechar a chave branca que acompanha o RRV.

  • Prolongamento da vida útil dos produtos: isso acontece devido a existência de uma peneira interna que retém detritos que reduzem a vida útil dos metais.


Além disso, como uma vantagem extra podemos destacar a redução de ruídos provocados pela alta pressão existente anteriormente.


REGISTRO REGULADOR DE VAZÃO: INSTALAÇÃO


No geral, os Registros Reguladores de Vazão podem ser instalados em qualquer torneira, misturador, chuveiro ou caixas acopladas. No entanto, antes de comprar a peça, é importante se certificar se o sistema hidráulico da edificação permite a redução. 


A instalação do RRV é simples e dispensa mão de obra especializada. Para instalar, primeiro feche o registro geral, coloque o RRV na saída da tubulação (tomando o cuidado de apertá-lo bem) e depois, com o registro ligado e a torneira totalmente, regule a vazão girando a chave.


AREJADOR ARTICULÁVEL


Este item possibilita um direcionamento do jato e maior praticidade na utilização do produto. Assim, você pode girá-lo e lavar o que precisar com maior conforto e facilidade.


REPAROS


Quando aquele chuveiro, torneira ou caixas sanitárias estão pingando ou derramando, em muitos casos, o problema pode ser resolvido com a substituição do reparo do registro.


A substituição é simples, no entanto, antes de começar o processo, tenha certeza que o reparo é da mesma marca ou possui as mesmas características do anterior.


KIT FÁCIL PARA REGISTRO


O kit fácil repara cerca de 90% dos registros, sendo voltado principalmente para aqueles que não tem muita experiência, pois é de fácil instalação e não requer grande conhecimento técnico. Existe kit fácil tanto para registro de pressão quanto para registro de gaveta.


RESISTÊNCIA


A resistência é a responsável por sua água ficar quentinha. Quando a água passa por ela é que ela fica aquecida e permite que você tenha uma sensação gostosa ao tomar seu banho ou lavar o que quiser no seu misturador.


Uma ótima dica ao escolher sua resistência: verifique qual o modelo e marca do seu produto, a voltagem e potência. Assim, você fará uma escolha mais assertiva e irá poder desfrutar da temperatura que deseja na água.


DESVIADOR UNIVERSAL PARA CHUVEIRO


Esse queridinho da Deca permite a instalação de complementos à ducha ou ducha higiênica.


LIGAÇÃO FLEXÍVEL


A ligação flexível, também conhecida como engate flexível, é uma peça indispensável em vários aparelhos hidráulicos sanitários, como lavatórios, pias e bidês, e sua função é conduzir água de uma extremidade a outra. Como o próprio nome diz, ele possui um formato flexível para facilitar sua instalação e compensar desalinhamentos.


Para sua manutenção limpe periodicamente o lado externo, pelo menos uma vez por semana, apenas com pano macio, água e sabão neutro. Não use palha de aço, sapólio ou produtos químicos.


ELEMENTOS DE FIXAÇÃO


Os elementos de fixação são aqueles que servem para unir peças de maneira fixa ou móvel, provisoriamente ou permanentemente.


As fixações móveis são aquelas que permitem que as peças possam ser montadas e desmontadas sem danos. Como exemplo temos os parafusos e porcas.


Já as fixações fixas são aqueles em que os elementos são podem ser reaproveitados, ou seja, uma vez instalada a peça, não há como retirar e reutilizar o elemento. Como exemplo temos os rebites e pinos de solda.


Uma coisa é certa: todos os elementos de fixação devem ser produzidos com matéria prima de qualidade e apresentar resistência adequada.


Alguns parafusos e conjuntos de instalação de peças podem ser destacadas, como, por exemplo:

  • Suporte para fixação de bacia e bidê;

  • Conjunto de instalação para mictório;

  • Parafuso para fixação;
    Conjunto para fixação de assento;

  • Kit de instalação para bacia com caixa;

  • Conjunto de fixação para caixa acoplada.


SIFÃO


O que é um sifão?


O sifão é a peça que conecta o ralo da pia com o encanamento e rede de esgoto. Sua principal função é evitar que os odores do esgoto voltem pelo ralo, causando desconfortos. Além disso, essa peça pode impedir a entrada de pequenos insetos pelo encanamento.


Como funciona um sifão?


O funcionamento do sifão se dá através de um fecho hídrico. Falando em palavras simples: o sifão possui uma “bolsinha” em que um pouco de água fica parada (fecho hídrico), o que evita que os gases retornem ao ambiente e insetos entrem na edificação.


Tipos de sifão


  • Flexível


Os sifões flexíveis são feitos de materiais maleáveis, no entanto, apesar disso, não permitem ajustes na sua instalação devido a sua curvatura única.


  • Articulado


O sifão articulado é rígido, geralmente constituído de metal ou pvc rígido. Apesar disso, permite a correção de possíveis desalinhamentos entre a tubulação de esgoto e a saída do ralo.


  • Rígido com Copo


O sifão rígido com copo, ou fixo, se caracteriza por não oferecer ajustes de instalação e pode ser encontrado tanto em plástico quanto em metal.


Este tipo de sifão é agradável esteticamente, pois a presença do copo dispensa a sifonagem (o copo, nesse caso, faz o papel de manter o fecho hídrico). Assim, é uma boa opção para aqueles ambientes que não possuem armários instalados embaixo da bancada, ficando a peça aparente.


É importante se atentar que este tipo de sifão não permite a troca do ralo e da cuba em medidas diferentes da que foi instalada inicialmente.


  • Sanfonado


Este é o sifão mais comum. Ele possui uma alta versatilidade, podendo ser instalado em diferentes ambientes, e flexibilidade, podendo ser flexionado em todas as direções. Dessa maneira, esse tipo de sifão pode alcançar a rede de esgoto nas mais diversas posições.


  • Sanfonado com Copo


O sifão sanfonado com copo traz a flexibilidade aliada ao copo, tornando-se uma opção que permite a correção de desalinhamentos ao mesmo tempo que facilita a limpeza.


  • Sifões Múltiplos


São sifões para pias com mais de uma cuba. Estes ligam mais de um ralo a uma única tubulação de rede de esgoto.


ANEL DE VEDAÇÃO


Anéis de vedação são utilizados para unir tubos e conexões pelo sistema de junta elástica das instalações de esgoto. Junto de uma pasta lubrificante, é mais fácil de promover a conexão.


Como tudo, diferentes demandas exigiram a criação de variados tipos de anéis de vedação. Sua função é a mesma, no entanto, suas características podem mudar. Alguns resistem bem ao calor, outros são resistentes ao frio, corrosões ou ácidos. Dependendo da sua necessidade, você pode buscar as diferentes versões de mercado.


VEDANTES


Os vedantes são elementos que fecham os espaços entre canos e torneiras, evitando vazamentos. Eles devem ser feitos de materiais de alta qualidade, para garantir resistência e durabilidade.


VÁLVULA PARA LAVATÓRIO


VÁLVULA PARA LAVATÓRIO: O QUE SÃO?


A válvula para lavatório é a válvula de escoamento de pias e tanques, que é responsável pelo controle do fluxo de saída da água na cuba.


VÁLVULA PARA LAVATÓRIO: COMO ESCOLHER?


Ao escolher sua válvula para lavatório considere, dentre outras coisas: material, comprimento, diâmetro, se são ocultas ou não, e se possuem ladrão ou não.


  1. Material
    Quanto ao material, as válvulas podem ser de plástico, metal ou plástico cromado. As peças de metal, apesar de mais caras, são as que apresentam melhor durabilidade, além de serem mais bonitas.


  1. Comprimento
    Ao comprar sua válvula, considere também o comprimento da válvula. De início, basta um pequeno comprimento para atravessar a cuba. No entanto, se sua cuba for sobreposta, você deve considerar também a espessura da bancada, o que faz com que a válvula precise apresentar um maior comprimento.


  1. Diâmetro

Tenha em mente que precisamos considerar dois diâmetros: o diâmetro de “topo” e o diâmetro de “pescoço”. O diâmetro de topo é o que fica rente à cuba, apoiado nela. Já o diâmetro de pescoço, deve ser capaz de atravessar o furo da cuba e servirá de encaixe para o sifão. Estes diâmetros variam de peça para peça e são especificados pelo fabricante.

  1. Comuns ou ocultas
    As válvulas comuns são aquelas que conseguimos acessar pela parte de cima da cuba. Já as válvulas ocultas ficam ocultas na cuba (você não consegue ver diretamente por onde a água sai).

    Essas válvulas são instaladas por baixo da cuba e possuem uma borracha expansível, que, após a pressão pelo rosqueamento, se expande e impede que a válvula caia.


  1. Possuem ladrão ou não?
    O ladrão é a abertura na parte superior da cuba que impede que a água transborde em caso de esquecimento da torneira aberta e válvula fechada.

    As válvulas com ladrão devem ser utilizadas exclusivamente nas cubas com ladrão e possuem uma abertura extra que deve estar em contato com a saída de escape da cuba.


As válvulas sem ladrão, por sua vez, podem ser utilizadas em todas as cubas que não possuem ladrão.


KIT UNIVERSAL DE DESCARGA SIMPLES


Esse mecanismo é a solução que se encaixa em vários tipos de caixas acopladas. Além de silenciosas, operam em baixa e alta pressão. Ele possui a opção de duplo ou simples acionamento.


BOIA PARA CAIXA ACOPLADA


A boia possui a função de regular o nível de água na caixa, permitindo ou restringindo a passagem da mesma.


Quando a caixa está vazia, a boia libera a entrada de água e, conforme essa água vai subindo, ela vai empurrando a boia para cima, até que o reservatório fica cheio e a boia fecha a entrada de água.


ANEL DE VEDAÇÃO PARA VASO SANITÁRIO


Os anéis de vedação são utilizados para para vedar a saída de água de vasos sanitários e sifões ao sistema de esgoto. O anel bloqueia o espaço entre essas peças e o tubo de esgoto, garantindo que não haja o vazamento de gases e fluidos.


Existem basicamente dois tipos de anéis de vedação em vasos sanitários: os com guia e sem guia. O guia facilita o posicionamento do vaso sanitário na saída de esgoto, o que facilita a instalação. Já a versão sem guia possui a mesma função e funcionamento, no entanto, necessita de um maior cuidado na instalação.


COMPLEMENTOS PARA CAIXA ACOPLADA


Quando estamos falando de mecanismo para caixa acoplada, nos referimos a toda parte substituível que fica no interior da caixa acoplada - como nos mostra a imagem abaixo. É muito comum com o tempo precisarmos fazer a manutenção de alguma parte ou do mecanismo completo, devido ao desgaste do tempo, resíduos que vem da tubulação, mau uso, dentre outros motivos. Aqui destacamos alguns deles:


  • Kit botão duplo acionamento

  • Botão de acionamento lateral externo

  • Comporta universal para caixa acoplada

  • Mecanismo torre de entrada caixa acoplada

  • Mecanismo regulável universal

  • Tecla para válvula de descarga

  • Botão para tampa da caixa acoplada

  • Kit conversor

  • Kit conversor para mecanismo duplo

  • Kit para válvula de descarga mola e chave

  • Sede válvula 

  • Contra sede

  • Base para válvula de descarga

  • Kit eixo completo para válvula de descarga

  • Conjunto de chave para válvula

  • Kit pistão para válvula de descarga

  • Corrente para caixa acoplada


COMPLEMENTOS PARA BACIA SANITÁRIA


Alguns complementos também são necessário para realizar a ligação com a bacia sanitária, por exemplo:


  • Bolsa de ligação para tubos com saída horizontal

  • Bolsa para ligação da saída do vaso

  • Bolsa de ligação para entrada de bacia sanitária

  • Tubo de ligação para bacia