Coifas

Coifa: o que é?

Coifa é um equipamento responsável por filtrar o ar do ambiente. O que faz com que venha se tornando cada vez mais popular em projetos de cozinhas.

Sua utilização permite eliminar o cheiro de gordura, cigarro e outros aromas presentes no ambiente, deixando o ar mais agradável.

Além de promover um ar de alta qualidade para sua cozinha, ela possibilita um ambiente mais agradável para ser utilizado em família.

Eliminando a gordura do ar, é possível prolongar também a vida útil de todos os eletrodomésticos no ambiente, já que ela evita o acúmulo de gordura dos alimentos em todas as superfícies de sua cozinha.

Coifa, depurador ou exaustor: qual a diferença entre eles?

Uma coifa filtra o ar de sua cozinha com dois modos de funcionamento: depurador ou exaustor. O modo depurador é mais simples, usando filtro interno que absorve o ar da cozinha, filtra e devolve para o ambiente.

Se o objetivo do proprietário é fazer uma compra que não requer profunda mudança estrutural na cozinha, pode instalar a coifa no modo depurador.

Tendo apenas o cuidado de, esporadicamente limpar o filtro para que a utilização da coifa seja eficiente, evitando que o equipamento perca capacidade de depurar o ar.

O exaustor é um modo recomendado para quem cozinha com frequência muito alta. Tendo em vista que, ele tem a função de eliminar o ar quente e gorduroso, substituindo por ar fresco proveniente da rua.

Coifa: como escolher?

Existem diferentes modelos de coifas no mercado e é preciso se atentar para uma série de detalhes antes de identificar o modelo correto para seu uso, como:

Combinar a coifa com a paleta de cores também é um aspecto importantíssimo na escolha de seu novo acessório, considerando que ela é uma peça de tamanho considerável, que chama a atenção de quem visualiza sua cozinha.

Assim, escolha algo que efetivamente combinará com seu espaço em todos os detalhes, contribuindo em funcionalidade e design para seu ambiente.

Tipo de instalação da coifa

A coifa de parede tem instalação diferente da coifa de ilha, por exemplo. E a escolha entre tais opções deverá ser pautada pela análise de seu projeto.

O modelo coifa de parede é o mais usado em diferentes projetos de cozinhas. Sua instalação deve ser sobre o fogão, cobrindo preferencialmente todo o comprimento do fogão.

Dessa forma, é possível capturar todo o calor e fumaça que o fogão libera, evitando justamente que o calor se propague no ambiente.

A principal vantagem ao escolher o modelo coifa de parede consiste justamente no fato de que muitos projetos são apropriados para sua instalação.

Quando o fogão já é encostado na parede, naturalmente a instalação da coifa de parede se torna mais fácil e prática, evitando a necessidade de mudar profundamente o layout de seu ambiente.

A coifa de ilha é utilizada no caso de ambientes sem uma parede para prender o acessório. O modelo é mais caro e requer a instalação no teto da cozinha.

A escolha por uma coifa de ilha pode ser também meramente estética, valorizando a ilha da cozinha para adicionar mais charme ao ambiente.

Tal estilo costuma ser mais americano, o que geralmente desencadeia a necessidade de uma reforma do cômodo ou de um projeto de construção já considerando este desejo estético.

Qual tamanho de coifa escolher?

O segredo para escolher o tamanho de coifa ideal para seu ambiente é sempre analisar o tamanho de seu fogão ou cooktop.

Tirar a medida de seu fogão ou cooktop e comprar um tamanho de coifa que consiga cobrir toda a extensão de seu fogão aumenta a eficiência do uso da coifa.

Uma vez que, o novo acessório será capaz de absorver todo o calor emitido pelo fogão e também toda a gordura. Garantindo a máxima eficiência de uso em sua rotina.

As coifas 60 cm e 70 cm são as mais indicadas para fogões de 4 queimadores, que são compatíveis com o tamanho de 60 a 70 cm.

A medição de seu fogão possibilitará a escolha do modelo exato que será o mais benéfico para uso em seu ambiente.

Os fogões com 5 ou 6 queimadores costumam ser harmonizados com coifas 90cm, possibilitando uma utilização eficiente e prática no cotidiano de seu espaço.

A compatibilidade de tamanhos entre fogão e coifa não só otimiza o uso das peças, como também propicia elegância para o projeto que fica mais harmônico visualmente.

Modelos de filtro

A coifa requer a utilização de dois modelos de filtros para a limpeza do ar, de acordo com a função da coifa que está sendo usada para depurar o ar em seu ambiente.

É importante entender o funcionamento de cada tipo de filtro, para que tenha otimização do uso diário. 

O filtro metálico ou de alumínio é um componente de filtragem que elimina odores da gordura e da fumaça. É necessário fazer uso de filtros que sigam a norma 16101-3 da ABNT, para ter um filtro metálico ou de alumínio de qualidade.

O principal diferencial do metálico ou alumínio nesse caso é que o modelo pode ser lavado. Aspecto que aumenta sua vida útil e viabiliza utilização prolongada.

Sempre que fizer a remoção para a limpeza, é necessário lavar o filtro com água, sabão neutro e esponja e secar completamente após a lavagem. Um truque simples para facilitar a limpeza é deixar o filtro de molho em água morna com o sabão neutro por alguns minutos.

Tendo o cuidado de evitar que o produto possa ficar em condições próprias para a corrosão por não ter sido corretamente seco.

Com menor vida útil quando comparado ao modelo anterior, o filtro de carvão ativado precisa ser trocado a cada 3 ou 4 meses dependendo da intensidade de uso em sua cozinha.

Como principal diferencial, o filtro de carvão ativado captura não só os odores do preparo de alimentos, como também a umidade presente no ambiente.

De modo que as impurezas possam ser completamente filtradas e o espaço tenha ar de qualidade para o uso diário.

O uso de filtro de carvão ativado é indicado somente no uso do modo depurador e  seu uso não dispensa a necessidade de filtro metálico.

Como limpar uma coifa?

Assim como os demais eletrodomésticos utilizados em sua cozinha, use uma esponja macia e detergente neutro para a limpeza. Assim você consegue remover a sujeira superficial sem trazer danos para o brilho e o acabamento ao limpar sua coifa.

Sempre faça a limpeza tendo a certeza de que o equipamento está desligado da energia elétrica, para minimizar riscos.

E ao finalizar toda a limpeza, utilize um pano macio e seco para concluir seu processo de limpeza, secando todo o equipamento.

Lembre-se que não limpar com frequência sua coifa diminuirá o rendimento durante o funcionamento. Portanto, o mais indicado é ter um cronograma de limpeza para evitar essa redução drástica de capacidade de funcionamento.

Coifa: dicas e cuidados

A limpeza de sua coifa deve ser feita a cada 2 meses ou quando houver acúmulo de detritos no equipamento.

Usando uma luva de microfibra é possível garantir uma limpeza de alto padrão para sua coifa, deixando o visual brilhante e a peça em ótimas condições para seu próximo uso.

Ter um profissional habilitado para fazer a instalação de seu equipamento é fundamental para que possa ter uma coifa funcionando perfeitamente e para preservar a sua garantia de fábrica.

Lembre-se que o filtro de carvão ativado nunca deve ser abundantemente lavado. Somente o filtro metálico pode ser lavado durante o momento de limpeza. Enquanto o de carvão precisa ser trocado.


Voltar para o Início